O governador da Bahia, Rui Costa (PT) e o vice-governador, João Leão (PP), estão juntos em Jequié nesta terça-feira (10), na solenidade para assinatura, com o prefeito Zé Cocá (PP), da ordem de serviço que autoriza a ampliação do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV). O projeto ainda prevê a implantação de uma nova unidade pediátrica, que terá uma arquitetura de castelo.
Ao todo, serão investidos mais de R$ 42 milhões na construção de 10 mil m², sendo a principal a construção deste edifício, que terá sete pavimentos e possibilitará a implantação de 10 leitos de UTI pediátricos, entre outros espaços. Também serão construídas outras quatro edificações, que contemplam o abrigo de resíduos, a central de GLP, a subestação de energia e a capela ecumênica. A obra prevê ainda a readequação de serviços, ampliando a complexidade dos procedimentos médicos realizados na unidade.
Com isso, o complexo hospitalar contará com 277 leitos, sendo 48 UTIs para atendimento adulto e pediátrico. Atualmente, a unidade é referência para 27 municípios, abrangendo mais de 600 mil habitantes.
Em maio de 2018, Rui inaugurou um novo prédio construído anexo ao hospital, que dobrou a capacidade de atendimento médico da unidade. O investimento daquele ano foi de R$ 38 milhões, entre obras e equipamentos, e beneficiou mais de 600 mil moradores que vivem na região.
Transporte
Antes de ir ao hospital para assinatura da ordem de serviço, na área externa da prefeitura, o governador vai fazer a entrega de ônibus escolares, com acessibilidade, para atender os estudantes da rede pública de ensino matriculados na cidade e outras localidades do entorno, e também equipamentos para os consórcios.