Segundo a coluna Satélite do jornal Correio, o governador Rui Costa (PT) delegou para o senador Jaques Wagner a escolha de quem vai substituir em definitivo o cardiologista Fábio Vilas-Boas no comando da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).
Ainda conforme a coluna, Rui pediu a Wagner que selecione um nome com interesse em permanecer no cargo até o fim de 2022, quando ele conclui o segundo mandato, e que possa continuar à frente da pasta caso o senador petista vença a corrida pelo Palácio de Ondina. Em suma, quer alguém com perfil exclusivamente técnico, experiência reconhecida na área e sem pretensões de disputar as próximas eleições, para não correr o risco de entregar a Sesab a um secretário tampão.
Ao mesmo tempo, Rui Costa sugeriu ao aliado que iniciasse a procura longe da Bahia. Desde a semana passada, o senador garimpa currículos de pessoas nos mais variados estados com expertise em saúde e gestão públicas, antes de submeter as indicações ao governador.
A primeira opção de Jaques Wagner, conforme a coluna Satélite, foi o médico sanitarista Arthur Chioro, ex-ministro da Saúde de fevereiro de 2014 a outubro de 2015, durante o governo Dilma Roussef. Além de filiado ao PT, Chioro foi secretário em São Bernardo do Campo, reduto histórico do partido, é professor da Universidade Federal de São Paulo e possui trajetória reconhecida em saúde coletiva. Chioro, no entanto, afirmou que questões pessoais o impediam de deixar São Paulo, mas elaborou uma lista com nomes adequados ao perfil exigido para o futuro chefe da Sesab.