Contagem regressiva para Salvador ter de volta o Elevador do Taboão. O ascensor está com obras em fase de conclusão e será reativado após mais de cinco décadas de abandono, tornando-se mais uma opção de deslocamento para a população entre as Cidades Alta e Baixa, nas regiões do Pelourinho e Comércio. Nesta quarta-feira (28), o prefeito Bruno Reis vistoriou as instalações e anunciou que o equipamento será inaugurado já no próximo mês.
“Esse elevador tem mais de 54 anos que não funciona. Muitos não o conhecem. Acho que as pessoas da minha geração nunca estiveram aqui e não tiveram a oportunidade de utilizá-lo. É um equipamento histórico no qual a Prefeitura está fazendo a recuperação total e que agora, no mês de agosto, será devolvido para cidade”, comunicou o prefeito, através das redes sociais.
Ele acrescentou que, além de ajudar na mobilidade, o Elevador do Taboão será mais um ponto de visitação da capital baiana, devido à história que o equipamento possui e à beleza proporcionada pelas obras no local.
Recuperação
O Elevador do Taboão, que foi construído no final do século XIX, teve o projeto de recuperação cedido para a Prefeitura pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia (Iphan-BA). O investimento é de R$5,4 milhões, provenientes de recursos municipais.
As intervenções no ascensor envolveram a restauração e modernização integral da estrutura, buscando adequá-la, inclusive, às normas técnicas vigentes de acessibilidade. O equipamento também contará com áreas de convivência com mesas, sanitários e café.
Recentemente, o Executivo municipal concluiu outros dois projetos elaborados pelo Iphan, também utilizando recursos próprios. Foram eles as obras de requalificação dos Arcos da Ladeira da Conceição e da Muralha do Frontispício de Salvador.