segunda-feira 29 de abril de 2024
Foto: Secom/Gov. Estado
Home / NEGÓCIOS / Governo do Estado inicia estudos para fortalecer o agronegócio no corredor da Ferrovia Oeste-Leste
sexta-feira 23 de julho de 2021 às 08:18h

Governo do Estado inicia estudos para fortalecer o agronegócio no corredor da Ferrovia Oeste-Leste

NEGÓCIOS, NOTÍCIAS


A Ferrovia de Integração Oeste-Leste – FIOL (EF-334) tem extensão de 1.527 quilômetros e quando concluída irá ligar o Porto Sul (Ilhéus, BA) à Figueirópolis (TO), passando por cidades baianas como Caetité, Tanhaçu e Barreiras, dentre outras. As obras estão em andamento, mas a SEAGRI já vem traçando planejamentos para viabilizar projetos do agronegócio que se beneficiem desse importante canal de escoamento de produtos baianos. Nesse sentido, o chefe de Gabinete da SEAGRI, Alisson Gonçalves, coordenou, na manhã desta última quinta-feira (22), reunião técnica para iniciar a identificação de oportunidades de desenvolvimento do Agro baiano, frente à futura ativação da Oeste-Leste.

“A Oeste-Leste será um marco de desenvolvimento para a Bahia e a Secretaria da Agricultura está se antecipando, organizando estudos e projetos ligados ao Agro em toda extensão baiana da ferrovia. Queremos que a produção das regiões próximas à ferrovia seja beneficiada a partir do início das atividades dessa importante obra de infraestrutura”, disse o chefe de Gabinete da SEAGRI.

A Oeste-Leste está em construção, assim como o Porto Sul. Quando concluídos, serão importantes canais de escoamento de vários produtos, passando pelo minério de Caetité e Tanhaçu até a soja, o milho e o algodão do Oeste baiano. E as possibilidades vão ainda além: “A Oeste-Leste somada ao Porto Sul forma um conjunto que abre amplas possibilidades para o aumento das exportações da Bahia, principalmente para o mercado chinês. E nesse sentido as oportunidades são variadas, incluindo, além dos produtos citados, também a cana-de-açúcar, o leite e seus derivados, carnes (bovina, suína, de aves e peixes…), frutas, dentre várias outras possibilidades”, enumerou Alisson Gonçalves.

Pela parte técnica, estavam na reunião, pela SEAGRI, o superintendente de Política do Agronegócio, Claudemir Nonato, além de Eduardo Rodrigues e Kátia Lima (SPA). Antônio Valença (Seplan) e Rafael de Andrade (Laticínio Bom Sabor) também participaram do encontro.

Veja também

Lacoste trava batalha judicial contra Shopee para remover anúncios de produtos que imitam marca

Em meio ao debate sobre tributação em e-commerces, a Lacoste vem travando uma batalha judicial …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas