sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / DESTAQUE / Governo da Bahia e setor produtivo estudam desenvolver o interior
segunda-feira 19 de julho de 2021 às 17:59h

Governo da Bahia e setor produtivo estudam desenvolver o interior

DESTAQUE, NOTÍCIAS


A formatação de um pacto para o desenvolvimento regional da Bahia, integrando o Governo do Estado e setor produtivo, foi o foco de um encontro entre o vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, e as federações dos diversos setores da economia, nesta segunda-feira (19), na Governadoria. Federação das Indústrias (Fieb), Federação da Agricultura (Faeb), Fecomércio e Sebrae vão compor um grupo de trabalho com as pastas estaduais do Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Educação e Agricultura para viabilizar projetos no interior do estado.

“O ponto de partida é o Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco e a Fazenda Escola Modelo, em implantação no município de Barra, e o projeto CIMATEC Sertão. Esse comitê multidisciplinar vai debater um ponto de convergência para efetivação de um projeto que integre os setores agro, indústria e serviços para capacitar mão de obra, atrair novos investimentos e gerar emprego para o povo do interior baiano”, afirma Leão.

“O polo agrícola de Barra é o novo polo de desenvolvimento agropecuário da Bahia, que tem um potencial extraordinário na cana-de-açúcar, na fruticultura, nos grãos e nada melhor do que uma escola onde todos os setores produtivos estejam envolvidos para buscar um ponto de convergência de uma gestão eficiente e um planejamento sustentável de funcionamento dessa escola, para que através da qualificação e da capacitação possa ajudar na geração de emprego e renda”, destacou o presidente da Federação da agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Humberto Miranda.

“Não vai demorar muito para o início das obras da ponte Salvador Itaparica, a Fiol está quase pronta. E agora o Polo Agroindustrial. Temos o tripé econômico que vai transformar a Bahia numa locomotiva da economia brasileira. Esse desenvolvimento só será possível dialogando, planejando e trabalhando conjuntamente com diversos setores. E demos esse passo hoje com a realização desta reunião”, ressalta Nelson Leal.

O secretário estadual de Agricultura João Carlos Oliveira enfatizou a importância da iniciativa. “A reunião que tivemos hoje na vice-governadoria foi de extrema importância, pois busca parceria pra uma construção coletiva, indo de encontro ao trabalho que estamos fazendo na Seagri. Estiveram reunidos hoje segmentos ligados direta e indiretamente com o desenvolvimento sócio econômico do Estado. Na ocasião, foram ressaltados diversos projetos, com destaque para a escola agrícola que será implantada no município de Barra”, explicou.

O encontro contou com a presença dos presidentes da Fieb, Ricardo Alban e da Fecomércio, Carlos Andrade, do diretor superintendente do Sebrae, Jorge Khoury, além do diretor de Tecnologia e Inovação do CIMATEC, Leone Peter Andrade e do superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Ezequiel Westphal.

Veja também

Corte de geração de energia pode escalar para nova crise no setor

Os cortes de geração de energia por questões operativas do Sistema Interligado Nacional (SIN) ameaçam …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!