A nova variante Delta do coronavírus é mais contagiosa entre todas as cepas já identificadas, afirma estudo realizado por cientistas ligados à Organização Mundial de Saúde (OMS) e ao Imperial College.
Conforme a CNN, os pesquisadores afirmam que encontraram uma “clara vantagem competitiva” da variante Delta, identificada pela primeira vez na Índia, em comparação com as outras mutações do vírus. O estudo ainda mostra que a variante indiana é 97% mais transmissível do que a cepa original do coronavírus, que teve origem na China.
“Também comparamos os números de reprodução efetiva dessa variante com cada uma, a fim de estimar a natureza do crescimento competitivo futuro entre elas. Dessa forma, a variante delta tem uma taxa de transmissão 55% maior do que a Alpha, 60% em comparação com a Beta e 34% com a variante Gamma”, explica a pesquisa.
O chefe da infectologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Alexandre Naime, esclareceu à CNN que a variante com maior poder de transmissão “é um vírus totalmente adaptado, que é transmitido de forma rápida, e provavelmente vai substituir todas as outras variantes em um curto período de tempo. Vamos ter mais casos de Covid-19 por conta da variante Delta, caso a gente não melhore as medidas sanitárias e aumente a velocidade da vacinação”, explicou.
Contudo, Alexandre Naime afirmou que os imunizantes desenvolvidos contra a Covid-19 também são eficazes contra a variante indiana.