Chega às prateleiras na semana que vem um livro que conta a história dos Haddad, dos Boulos, dos Kassab e dos Temer, famílias sírio-libanesas que se tornaram lideranças políticas no Brasil. O jornalista Diogo Bercito fez entrevistas no Brasil e no Líbano conforme o portal Metrópoles para resgatar essas histórias e recuperar trajetórias de instituições como o Hospital Sírio-Libanês e os clubes Homs, Sírio e Monte Líbano.
Brimos: imigração sírio-libanesa no Brasil e seu caminho até a política conta a história de pequenos comerciantes e mascates que não dominavam o português quando imigraram e dos que já chegaram com posses e diplomas universitários.
A edição traz um caderno de imagens com reproduções de arquivos da vida da comunidade árabe no Brasil e também por fotos tiradas no Líbano por Bercito. O jornalista, que foi correspondente da Folha de S.Paulo em Jerusalém e assina no site do jornal o ótimo blog Orientalíssimo, mostra em suas fotografias casas e vilarejos das famílias que fizeram história na política brasileira.