domingo 28 de abril de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Parecer da Reforma Tributária prevê queda da alíquota do IRPJ de 15% a 2,5% até 2023
terça-feira 13 de julho de 2021 às 18:59h

Parecer da Reforma Tributária prevê queda da alíquota do IRPJ de 15% a 2,5% até 2023

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O parecer do projeto de reforma tributária, elaborado pelo deputado Celso Sabino (PSDB-PA), prevê uma queda ousada da alíquota base do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (do IRPJ) de 15% para 2,5% até 2023. Na primeira fase, a alíquota cairá 10 pontos porcentuais de (15% para 5%) no ano que vem. Em 2023, a alíquota será reduzida para 2,5%.

Conforme o Broadcast/Estadão, a alíquota adicional do IRPJ de 10% (cobrada para empresas com lucro acima de R$ 20 mil) será mantida. Para essas empresas, a alíquota cairá de 25% para 12,5%.

O parecer mantém a taxação de 20% na distribuição de lucros e dividendos, isentos no Brasil desde 1996. Mas abre uma exceção quando a distribuição é feita entre empresas do mesmo grupo societário. Os detalhes foram antecipados ao Broadcast/Estadão e estão sendo apresentados aos líderes dos partidos.

A queda forte da tributação das empresas é um forma para enfrentar as resistências ao projeto do setor privado, que se uniu contra o aumento da carga tributária.

“É uma medida muito ousada que vai gerar uma expectativa muito grande no crescimento econômico do País. Isso pode ser o maior programa efetivo de geração de emprego orgânico e saudável do País”, disse Sabino, animado com o apoio que tem recebido nos últimos dias após a decisão de mudar o projeto do governo e garantir uma queda maior do IRPJ.

Segundo ele, a redução da alíquota para 2,5% vai atingir 1,1 milhão de empresas ativas hoje no Brasil.

Ele previu uma queda líquida de R$ 30 bilhões na carga tributária do IR, que segundo ele, teve apoio do ministro da Economia, Paulo Guedes. Essa perda será bancada com o aumento da arrecadação. “O ministro vai bancar essa perspectiva de crescimento econômico e de aumento de arrecadação”, disse.

No projeto original, a queda prevista do IRPJ era de cinco pontos porcentuais em duas etapas, metade em 2022 e o restante em 2023. Esse movimento foi considerado tímido e insuficiente para fazer frente à volta da taxação de lucros e dividendos.

Para Sabino, essa redução, que classifica de extraordinária, não terá mais volta e será fundamental para atrair investimentos, aumentar a competitividade das empresas brasileiras em relação ao resto do mundo. “Vamos colocar em outro patamar mundial econômico”, disse.

Veja também

Governo não deve ‘exigir do Parlamento adesão integral ao que pensa o Executivo’, diz Pacheco

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou neste último sábado (27) que o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas