Eduardo Saverin, cofundador do Facebook, acaba de se tornar o brasileiro mais rico do mundo. O bilionário alcançou o posto nesta segunda-feira (5), após ultrapassar Jorge Paulo Lemann, acionista da multinacional de bebidas Anheuser-Busch InBev.
De acordo com o ranking da Forbes, Saverin, de 39 anos, tem uma fortuna de 19,5 bilhões de dólares (cerca de R$ 100,6 bilhões) frente aos 19,2 bilhões (cerca de R$ 99,1 bilhões) de Lemann.
Grande parte da fortuna de Saverin vem de sua participação no Facebook, do qual foi fundador juntamente com Mark Zuckerberg e outros três colegas de Harvard, em 2004.
Em 2016, o bilionário lançou o fundo de risco B Capital, ao lado do economista Raj Ganguly. Segundo a Forbes, a empresa já levantou 766 milhões de dólares e investe em empresas de tecnologia na Ásia, na Europa e nos Estados Unidos.
Eduardo Saverin nasceu em São Paulo em 1982 e foi criado nos EUA desde 1992. Em 2012, ele renunciou à cidadania norte-americana, mudando-se para Singapura, onde vive até o momento. Em 2020, ele chegou a ocupar a quarta posição entre os mais ricos do país asiático.