Os festejos juninos 2021, que vêm sendo realizados pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, tiveram na noite desta sexta-feira (25), mais um grande momento dedicado à tradição e à cultura nordestina. O evento, promovido de forma virtual esse ano, por conta da pandemia, propôs, além da manutenção da comemoração do São João de Jequié, fomentar o setor artístico e cultural, severamente afetados com a paralisação de suas atividades. O casal de mestres de cerimônia, interpretados por Yan Quadros e Carol Menezes, fizeram uma homenagem aos históricos casamentos caipiras ou matutos, realizados no interior do Nordeste, no dia da celebração de São João.
Por volta das 19h, teve início a transmissão para a internet, por meio do canal da Prefeitura de Jequié, no YouTube, sendo a primeira apresentação a banda Casaduzoto, que tem como vocalista o cantor Gustavo Martins que, com um repertório alegre e cheio de sucessos, animou o público que acompanhava de casa; logo após, a cantora Cris Gonsalves subiu ao palco e, com um a voz marcante e cheia de ritmo, entoou belas canções de forró; em seguida, o grupo formado por vários nomes da música local, denominado de Guig do Bem: Jucimar Chapéu de Couro, Caio Monteiro, Roberto Lisboa, Edmundo Forrozeiro, Nathali Morbeck, Docinha e o multi-instrumentista e cantor Binha Morbeck, com performance bastante elogiada e Pedro Macaxeira, voz bastante conhecida nos bares e eventos noturnos de Jequié e que trouxe muita música e emoção.
O poeta Jorge Luiz Rosa, que testou para Covid-19 e encontra-se em quarentena, não sendo possível sua apresentação no dia programado pelo evento, sem que isso ocasione perda do repasse relativo ao seu cachê. Em um ato de apoio solidário, o presidente da Associação Cultural de Jequié (ACJ), o músico e cantor Enzo Emerson, se apresentou em seu lugar, sem cobrança de cachê.
A quarta noite da histórica edição do “São João do Sertão de Jequié” contou, ainda, com a cordelista Adriane Melo; com o grupo musical Kinho e Cia. e foi encerrada com o show de Marcos Belchote, que apresentou um vasto repertório de forró. De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, as transmissões vêm obtendo um satisfatório resultado de público, tendo sido acompanhada, até agora, por mais de 40 mil pessoas, reforçando, com isso, as ações de combate à Covid e a permanência da população em casa.
“Estamos perto de concluir o projeto do São João virtual, proposto pelo prefeito Zé Cocá. A média de visualizações e a quantidade de pessoas interagindo durante as transmissões nos dão uma ideia de que têm sido bastante aceitas pela população e isso, também, nos dá um norte de que foi uma decisão acertada, quando vimos a impossibilidade da realização dos festejos no seu formato tradicional. Ao mesmo tempo que, para os artistas envolvidos isso tudo foi e é importante, para nós, que somos os responsáveis pela execução das políticas públicas voltadas à Cultura, tem sido maravilhoso. A noite de sábado encerra o evento e vai nos deixar, com toda a certeza, uma experiência exitosa e muito positiva, a partir do ineditismo da proposta, da estrutura que teve que ser desenvolvida para sua execução e do resultado obtido. Jequié mostra que valoriza a sua cultura, assim como seus artistas.”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton.
Como forma de garantir a segurança sanitária do evento, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, mantendo todos os protocolos de enfrentamento da pandemia, disponibilizou também um posto de testagem rápida, para identificação de possíveis casos da Covid-19, para toda a equipe de produção e o corpo artístico participante da transmissão.