Após sofrer uma derrota na eleição interna realizada na semana passada para o Conselho Superior do Ministério Público Federal, o procurador-geral da República, Augusto Aras, teve uma vitória conforme a coluna de Bela Megale nesta última terça-feira (15). Em consulta feita aos 68 subprocuradores-gerais do órgão foram eleitos dois nomes aliados a Aras: Hindemburgo Chateaubriand Filho e Carlos Frederico Santos. Eles receberam 45 e 38 votos respectivamente. Ambos integrarão o Conselho no biênio 2021-2023.
Os dois novos conselheiros tomarão posse no dia 9 de agosto com os subprocuradores-gerais de República José Adonis e Nívio de Feitas. Adonis e Nívio são críticos a Aras e foram eleitos em votação realizada há uma semana com todos os integrantes da categoria.
Com dez cadeiras, o Conselho Superior tem seis membros críticos a Aras e três apoiadores, além do próprio PGR. Eleito nesta terça, Hindemburgo Chateaubriand Filho tem boa relação com adversários de Aras e, por isso, é considerado como de perfil independente.