A União dos Municípios da Bahia (UPB) reuniu nesta terça-feira (15) sua Diretoria Executiva e a uma Comissão de Prefeitos para deliberar ações da pauta estadual e nacional dos prefeitos baianos. No encontro, ficou definida a convocação de uma reunião presencial com a bancada de deputados federais da Bahia para discutir a proposta de parcelamento da dívida previdenciária em 240 meses e a redução da alíquota patronal do INSS das prefeituras.
“Foi uma reunião extremamente produtiva. Chegamos consenso de que precisamos pressionar nossos deputados federais para essa nossa pauta prioritária caminhar em Brasília”, afirmou o presidente da UPB e prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP). Participaram do encontro o diretor da UPB e prefeito de Miguel Calmon, José Ricardo Requião (Cacá), e uma comissão formada pelos prefeitos Carlos Matos de Riachão do Jacuípe, Pedro Cardoso de Lagoa Real, Thiancle Araújo de Castro Alves e Reinaldo Góes de Iuiú.
A reunião abordou ainda itens da pauta estadual, a exemplo dos critérios de vacinação contra o coronavírus; a proposta de uma nova Lei Complementar sobre a distribuição do ICMS; os royalties do petróleo e a prorrogação de decretos de calamidade pública em decorrência da Covid-19.
Como deliberação também, a comissão viajará a Brasília no próximo dia 22 de junho para um encontro no Ministério da Economia e fará uma visita à Confederação Nacional dos Municípios (CNM) para o alinhamento da pauta municipalista do Norte e Nordeste com a entidade nacional de prefeitos.