Diante do flagrante desrespeito dos bancos no que se refere ao cumprimento das medidas de combate a Covid em Guanambi, a Vigilância Sanitária autuou as agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco, instaurando procedimento administrativo, para apurar as irregularidades e adoção das medidas cabíveis, entre as quais, aplicação de multas.
De acordo estabelecido no Decreto municipal, é de inteira responsabilidade dos bancos o monitoramento e controle do fluxo de pessoas, para evitar aglomerações. O descumprimento da norma, além de multa, pode até mesmo ocasionar a suspensão do alvará de funcionamento.
Além de lavrar o auto de infração contra os bancos, foram adotadas outras medidas que buscam melhorar a organização da movimentação no centro comercial da cidade: agentes de segurança, da Superintendência Municipal de Trânsito foram designados para atuar na fiscalização e orientação de situações relacionadas à Covid.
A gestão municipal não tem medido esforços para fazer cumprir as medidas restritivas de combate a pandemia, com o único objetivo de resguardar o bem maior, que é a saúde pública. Entretanto, ressalta que é fundamental a colaboração de todos, para que as medidas sejam eficazes.