O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, cumpriu uma intensa agenda oficial na Cidade do México, onde atuou como observador convidado nas eleições realizadas no último domingo (6).
Durante três dias, Barroso visitou vários locais de votação, mediou um painel sobre estratégias de combate à desinformação no processo eleitoral e se reuniu com o presidente do Instituto Nacional Eleitoral (INE), Lorenzo Córdova, e com o presidente do Tribunal Eleitoral do Poder Judiciário Federal (TEPJF), José Luís Vargas Valdez.
Na pauta dos encontros bilaterais, temas como o combate às fake news, a erradicação dos discursos de ódio e a garantia da autonomia e independência das autoridades eleitorais e jurisdicionais para o pleno exercício de suas funções institucionais.
Observador
No domingo (6), Luís Roberto Barroso cumpriu rigorosamente a missão de um observador eleitoral de apoiar a melhoria e o fortalecimento dos processos e sistemas eleitorais. Por mais de oito horas, ele acompanhou de perto todo o andamento das eleições mexicanas, desde os preparativos até o fechamento das urnas.
Barroso visitou cinco locais de votação e o centro de monitoramento de votos pela internet, uma experiência-piloto promovida pelas autoridades eleitorais mexicanas com cerca de 20 mil eleitores. No ano passado, o presidente do TSE atuou com o mesmo empenho como observador convidado das eleições norte-americanas.
Além dos observadores convidados, a eleição mexicana foi acompanhada por uma Missão de Visitantes Estrangeiros (MVE) da Organização dos Estados Americanos (OEA). Desde 2009, a OEA acompanha os processos eleitorais no México, com equipes de especialistas em organização eleitoral e tecnologia, financiamento político-eleitoral, segurança eleitoral, liberdade de expressão e uso de redes sociais, entre outros temas.