Logo após a cerimônia de posse da nova diretoria da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para o triênio 2021-2024, na última segunda-feira (31) foi realizado a primeira reunião de diretores, com a participação do presidente da União de Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP). Na oportunidade, ele defendeu a principal pauta que norteia a luta municipalista em 2021: redução da alíquota do INSS Patronal.
“Tivemos um encontro com o ministro da Economia, Paulo Guedes, na semana passada, sobre redução da alíquota do INSS Patronal. Provamos para ele, com dados da Bahia, que hoje a União recebe muito menos do que ela prevê. A maioria dos municípios finge que paga e a União finge que recebe. Mostramos para ele que, se a alíquota for diminuída, isso acabará. Ele foi bastante receptivo a pauta e é importante que a gente crie uma equipe de trabalho para que isso venha do Governo Federal. A gente vai ganhar muito tempo se sair pelo Congresso”, defendeu Zé Cocá.
Em resposta ao presidente da UPB, o novo presidente da CNM, Paulo ZiulKoski, enfatizou a importância da pauta e o apoio da entidade nacional. “Não tenha dúvidas da nossa parceria. Conte com a CNM na luta pela causa”, afirmou Paulo ZiulKoski.
Na ocasião também foram discutidos o Plano de Saneamento Básico e o Projeto de Lei 2.564/2020, em tramitação no Senado, que prevê um piso salarial nacional para os profissionais da área de enfermagem.