sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / POLÍTICA / Oposição na AL-BA já antecipa posicionamento sobre presidência da casa

Oposição na AL-BA já antecipa posicionamento sobre presidência da casa

Foto: Arquivo/AL-BA
segunda-feira 15 de outubro de 2018 às 18:35h

Passada a eleição e a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) se volta agora para a formação da nova Mesa Diretora da Casa, ocasião em que será escolhido o novo presidente, em substituição ao deputado estadual Angelo Coronel (PSD), eleito senador pela chapa do governador Rui Costa (PT) . A oposição já antecipa que o posicionamento do grupo em relação à disputa pela presidência não se dará de forma individual, mas em bloco.

Um dos nomes cotados para liderar a oposição, o deputado estadual Alan Sanches (DEM), frisa que existe consenso entre os deputados que compõem o grupo de que a decisão neste sentido será tomada em conjunto.

“Tanto para a escolha dos oito cargos da Mesa Diretora quanto para a escolha do candidato à presidência o debate se dará em bloco”, enfatizou, refutando acordos individuais conforme publicou o site Bocão News.

A minoria elegeu 16 parlamentares, mas pode perder três assentos para a base do governador Rui Costa (PT) – Carlos Geilson (PSDB), Tum (PSC) e Júnior Muniz (PHS) estariam inclinados a mudar de lado.

A lista de possíveis sucessores de Coronel é grande, segundo publicação até o momento só consta nomes de governistas. Entre as principais apostas estão: Ivana Bastos (PSD), Adolfo Menezes (PSD), Alex Lima (PSB), Nelson Leal (PP), Rosemberg Pinto (PT) e Zé Raimundo (PT).

O PP, que fez a terceira maior bancada no parlamento, por exemplo, afirmou que possui legitimidade para indicar um nome e que se sentaria após o período eleitoral para dialogar sobre o assunto. O pepista Nelson Leal (PP) é tido como nome forte dentro do parlamento por ser o único que transita nos dois lados (tanto na base, quanto na oposição).

Nos bastidores, entretanto, ganha força que o PT pode levar a melhor dessa vez, levando em conta a votação expressiva de Rosermberg Pinto, que ficou em segunda colocação.

Amigo pessoal de Jaques Wagner, Rui Costa, Moema Gramacho e muitos outros ‘grandes’, Rosemberg é um dos fundadores do PT na Bahia em 1981 e possui grande prestigio no partido.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!