O governador do estado nordestino de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB), assina nesta segunda-feira (13) o protocolo de intenções para a construção de uma refinaria no município de Carmópolis (a 50 km da capital Aracaju).
O empreendimento está orçado em R$ 120 milhões. Será erguida pela Costa Global, que tem como presidente o ex-diretor de Refino da Petrobras Paulo Roberto Costa, e deverá se chamar “Governador Marcelo Déda”, em homenagem ao ex-governador que faleceu no ano passado.
A obra da refinaria deve gerar centenas de empregos diretos e indiretos e deve entrar em operação em 18 meses e com o processamento diário de 10 mil barris de petróleo. A unidade, que vai produzir gasolina, diesel, óleo combustível e bunker (combustível de navio), é inspirada em um modelo americano. “Esta refinaria será uma revolução. É uma mudança de paradigma no refino de petróleo no Brasil. Não tenho dúvida que este empreendimento será um grande sucesso”, afirma Paulo Costa.
A solenidade de assinatura do protocolo de intenções ocorrerá nesta segunda, às 10h, no Palácio dos Despachos, na capital. O documento será assinado pelo governador de Sergipe, Jackson Barreto, pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Saumíneo Nascimento, pela prefeita de Carmópolis, Esmeralda Mara Silva Cruz, e pelo presidente da REF Brasil, Paulo Roberto Costa.
O empreendimento será construído em área de 121.000 mil m².