sábado 23 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Sistema de cadastro de emendas ao Orçamento da AL-BA ganhou celeridade
sábado 15 de maio de 2021 às 18:05h

Sistema de cadastro de emendas ao Orçamento da AL-BA ganhou celeridade

NOTÍCIAS


Com atualizações importantes, em 2020, o sistema de apresentação de emendas ao Orçamento obteve um ganho formidável ao integrar as novas ferramentas digitais implementadas na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), que dispensaram o uso de papel, carimbos, impressoras, protocolos, assinaturas e despachos manuais. Assim como o PaperLess e o ProcLegis, o novo sistema incorporou o uso da assinatura digital, possível desde que a ALBA se tornou uma Autoridade Certificadora, fazendo com que sua tramitação fosse 100% digital.

É através das emendas que os parlamentares influem na alocação de recursos, por área de interesse, na peça orçamentária do Estado. As leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Orçamentária Anual (LOA) são apreciadas anualmente pela Casa e têm prazo fixado pela Constituição para aprovação: 30 de junho para a LDO e 30 de dezembro para a LOA. O valor das emendas representa 0,33% da receita corrente executada no exercício anterior ao da LOA, e é dividido entre 63 deputados. Para o exercício de 2021, cada parlamentar pode articular R$ 1.808.496,00, sendo obrigatoriamente 50% para a saúde e 25% para educação.

Apenas assessores autorizados pelos deputados têm acesso ao sistema de apresentação de emendas. Eles inauguraram, em outubro do ano passado, a assinatura digital no registro dos pleitos, ao realizar o cadastro das emendas, de forma remota, através de uma página na web que deu acesso à plataforma. A iniciativa atendeu também à necessidade de adaptação provocada pela pandemia do coronavírus – a qual se soma outras ações diligentes das equipes da Superintendência de Recursos Humanos (SRH) e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), apresentadas nesse espaço que intitulamos de “Transformação Digital”.

Autenticidade

Segundo Alexandre Guimarães, gerente do Departamento de Tecnologia da Informação da Casa, a assinatura digital aboliu, do processo anterior de apresentação de emendas, a necessidade de impressão e uso de papel, assinatura manuscrita e a entrega física de volumes de documentos. “Inclusive, o setor de Informática era o responsável por receber os relatórios, conferir as assinaturas dos deputados e validar. Com a tecnologia da certificação digital, que garante a integridade e autenticidade de quem assina digitalmente, essa tarefa já não mais existe”, revelou.

Os responsáveis por alimentar os dados no sistema foram assistidos pela equipe de TI da ALBA, que também disponibilizou guias em PDF e vídeos tutoriais do passo a passo de como acessar o sistema, proceder o cadastro de emendas, editá-las, gerar lotes delas ou relatórios, entre outras dúvidas. As informações do sistema antigo foram preservadas, como a consulta às emendas apresentadas em anos anteriores.

“Muitos optaram por gerar um lote com todas as emendas cadastradas, assinar e confirmá-lo. Outros preferiram gerar vários lotes. A dinâmica quem decide é o mandato, porque não tem dificuldade quando o processo é digital. Há, por exemplo, o campo ‘relatório’, onde se pode pesquisar por número da emenda, por secretaria ou órgão, por município, tudo para facilitar o trabalho”, elencou Guimarães. Finalizado o prazo de apresentação, o Legislativo baiano então encaminha à Secretaria estadual do Planejamento (Seplan) as emendas aprovadas para cadastramento no Fiplan (Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado da Bahia) – que é um sistema da Seplan e da Secretaria estadual da Fazenda (Sefaz) caracterizado pela alta integração entre os processos de planejamento, execução (orçamentária e financeira) e contabilidade.

CERTIFICADO E ASSINATURA DIGITAL

A ALBA é uma Autoridade Certificadora que emite certificados digitais, de forma segura e inequívoca, para possibilitar uma identidade virtual, com assinatura digital. Os certificados contém os dados de seu titular e, com o cadastro, deputados e servidores já assinam digitalmente – de casa e através de celular, tablet ou computador – desde uma comunicação interna (CI) até uma proposição legislativa.

Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)

Dispõe sobre as diretrizes orçamentárias do Estado, contemplando prioridades e metas a serem alcançadas pelas ações governamentais. Lei Orçamentária Anual (LOA) Estima a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício financeiro do ano seguinte.

Veja também

Após extensa agenda em Londres, Débora Régis diz: “Vamos tirar a cidade do atraso”

A prefeita eleita de Lauro de Freitas, Débora Regis (União Brasil), retorna nesta sexta-feira (22) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!