O presidente Jair Bolsonaro, autorizou por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública o desbloqueio de R$ 165.750.541,28 para investimento nas forças de Segurança Pública da Bahia e de outros estados, entre eles Acre, Amapá, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
“A Segurança Pública é prioridade do Governo Federal. Esses recursos vão auxiliar os estados a investirem em equipamentos, viaturas, tecnologias e capacitação dos profissionais que atuam diuturnamente no combate à criminalidade”, avalia o ministro Anderson Torres.
Em março, o Governo Federal anunciou o desbloqueio de cerca de R$ 160 milhões para investimento em Segurança Pública pelos estados do Mato Grosso do Sul, Amazonas, Paraíba e Goiás e pelo Distrito Federal.
Os valores são oriundos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e referentes aos eixos de Enfrentamento à Criminalidade Violenta e Valorização dos Profissionais de Segurança Pública.
A pasta trabalha, em conjunto com os secretários de Segurança Pública dos estados e do Distrito Federal, na atualização dos eixos de financiamento e critérios de rateio dos recursos do FNSP. Todas as ações fazem parte das estratégias do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) de fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).