quarta-feira 25 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / JUSTIÇA / OAS perde condenação milionário no STJ por rolos no exterior, diz revista
terça-feira 4 de maio de 2021 às 14:49h

OAS perde condenação milionário no STJ por rolos no exterior, diz revista

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


​​A Corte Especial do STJ homologou uma sentença da Justiça de Trinidad e Tobago contra a empreiteira OAS, após o pedido apresentado por uma construtora da ilha caribenha. Na decisão estrangeira conforme a coluna Radar na revista Veja, a construtora brasileira foi condenada a pagar 6,1 milhões de dólares, ou R$ 33,14 milhões por inadimplência contratual naquele país.

A homologação de sentença estrangeira é necessária para que ela possa produzir efeitos no Brasil. Ao contestar o pedido de homologação no STJ, a OAS alegou que haveria deficiência na instrução do pedido, devido à ausência de documentos fundamentais e da assinatura do juiz que proferiu a decisão.

A OAS também argumentou que haveria ofensa à ordem pública, por absoluta ausência de fundamentação da sentença estrangeira. A relatora do caso, ministra Laurita Vaz, destacou que o papel do STJ, diante de um pedido de homologação de decisão estrangeira, é apenas verificar se estão atendidos certos requisitos formais, além de observar se há ofensa à soberania nacional, à dignidade da pessoa humana ou à ordem pública, sem reexaminar as questões de mérito do processo.

Veja também

Overclean: Vereador baiano preso devido operação envia mensagem de fim de ano: ‘Boas Festas’

O vereador Júnior Figueiredo (PSDB), que foi preso durante o cumprimento da primeira fase da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!