A operadora americana Verizon anunciou nesta segunda-feira (3) que irá vender o seu grupo de mídia, que inclui marcas como Yahoo e AOL, para a empresa de gestão de investimentos Apollo Global Management.
O negócio foi avaliado em US$ 5 bilhões. A Verizon receberá US$ 4,25 bilhões em dinheiro e manterá 10% de participação acionária.
O valor é quase a metade do que a operadora desembolsou para adquirir as marcas que marcaram o início da expansão da internet.
A Verizon comprou a AOL por US$ 4,4 milhões em 2015. Dois anos depois, o Yahoo foi comprado por US$ 4,5 bilhões.
Entre outras marcas de mídia que a Verizon mantinha estão os sites de tecnologia TechCrunch e Engadget – todas inclusas na transação.
A operadora vinha se movimentando no mercado de mídia nos últimos meses. A companhia vendeu o site HuffPost para o BuzzFeed no ano passado, além de ter descontinuado o Tumblr e o Yahoo Respostas recentemente.
A venda inclui o negócio de tecnologia de publicidade digital, que compete com gigantes como o Google e o Facebook.
A divisão de mídia da Verizon gerou US$ 2,3 bilhões de receitas no último trimestre de 2020, um crescimento de 11,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Foi o primeiro trimestre que o grupo conseguiu registrar crescimento ano após ano desde a aquisição do Yahoo.