Segundo deputado estadual mais votado da Bahia, reeleito com 101.945 votos, Rosemberg pode ser eleito presidente da AL-BA
Um dos deputados estaduais mais atuantes e influentes da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Rosemberg Pinto foi reeleito e está indo para seu terceiro mandato. O deputado teve uma articulação junto ao senador e amigo, Otto Alencar, onde obteve o apoio do PSD para ser candidato à presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em 2019.
Biografia
Nascido e criado em Itororó, interior da Bahia, Rosemberg Pinto aprendeu desde cedo o valor do trabalho sem abdicar dos estudos. Um dos fundadores do PT na Bahia em 1981, Rosemberg é amigo pessoal de Lula, Moema Gramacho, Jaques Wagner, Rui Costa dentre outros grandes nomes do Partido dos Trabalhadores.
Em 1971, já em Salvador, Rosemberg concluiu o ensino médio no Colégio Central da Bahia, centro de referência política da década de 1970. Nessa época, iniciou sua participação na vida política, liderando movimentos estudantis. Foi trabalhar em Brasília, e retornou dois anos depois a Salvador e à militância, atividade que nunca mais deixou.
Em 1979 participou ativamente do Congresso que restaurou a União Nacional dos Estudantes (UNE). No movimento estudantil conheceu lideranças políticas como os senadores Walter Pinheiro e Lídice da Mata.
Neste mesmo ano, aprovado em concurso, iniciou sua carreira na empresa Nitrofértil (incorporada depois à Petrobras). Foi a ponte para o movimento sindical, onde conheceu o ex-governador da Bahia e agora senador eleito, Jaques Wagner, com quem mantém uma sólida amizade há quase 40 anos.
Rosemberg Pinto continua atuando em defesa da qualidade na educação pública, que considera ponto fundamental para o desenvolvimento da sociedade.
O primeiro deputado estadual eleito em 2018 foi Rosemberg Pinto do PT.
Outro ponto sempre ressaltado por Rosemberg é o estímulo a agricultura familiar, que, para ele, tem o papel de manter o trabalhador no campo, evitando, assim o deslocamento para as grandes cidades e a formação de bolsões de pobreza, como ocorreu em diversas cidades brasileiras.