Pesquisa realizada pela revista Exame e pelo Instituto Ideia, especializado em opinião pública, traz um número surpreendente, apesar do resultado principal indicar que o Presidente Bolsonaro e o ex-presidente Lula serão os grandes contendores na disputa pela Presidência da República em 2022. Lula e Bolsonaro estão na frente, sendo que em primeiro lugar aparece o ex-presidente, com 33%, das intenções de votos, seguido por Bolsonaro, com 32%.
Considerando a margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos, há um empate técnico. Mas na simulação de primeiro turno, 27% dos entrevistados apostam em um candidato de terceira via, um percentual quase igual ao de Lula e Bolsonaro. Se as eleições presidenciais fossem hoje, um terço dos eleitores votaria em algum nome diferente de Jair Bolsonaro e de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“É interessante perceber que a somatória das outras candidaturas está praticamente empatada com Lula e Bolsonaro. Se houver uma convergência de nome, a terceira via se torna uma possibilidade real”, diz Maurício Moura, fundador do Instituto Ideia.
Mas o problema é ter um único nome que concentre todos os votos da terceira via, já que os 27% estão distribuídos entre Ciro Gomes com 9%, Luciano Huck com 6%, João Dórea com 4%, João Amoeda e Luiz Henrique Mandetta com 3% cada um e Danilo Gentil com 2%.
A pesquisa também perguntou se o eleitor gostaria que o próximo presidente não fosse nem Lula, nem Bolsonaro. Do total de entrevistados, 41% concordaram com esta frase. Há um mês, este grupo que quer uma terceira via representava 38% do eleitorado. Vale ressaltar que dentro deste grupo há pessoas que votam nulo, branco, ou mesmo preferem nem ir votar caso haja apenas os dois candidatos. A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 19 a 22 de abril.