O deputado federal Francisco Jr (PSD-GO) apresentou um projeto de lei para tornar obrigatório o fornecimento do ECMO, o tratamento usado por Paulo Gustavo num hospital privado do Rio de Janeiro, para pacientes em estado grave internados em hospitais de campanha.
O ECMO (oxigenação por membrana extracorpórea) funciona como se fosse uma espécie de pulmão artificial, oxigenando o sangue fora do corpo, substituindo o órgão comprometido de forma grave temporariamente. O equipamento já é fabricado no Brasil com tecnologia 100% nacional e por isso, o valor caiu bastante, pois antes era importado.
O projeto segundo a coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo, prevê que todos os hospitais de campanha criados para atendimento da Covid tenham pelo menos um equipamento de ECMO. Os recursos para viabilizar a medida viriam do Fundo Nacional de Saúde e, depois de desmontados os hospitais, os equipamentos continuariam na unidade da federação em que foram instalados para atender outros pacientes.
Segundo o parlamentar, o tratamento”tem sido utilizado em hospitais particulares, causando um discriminatório padrão de atendimento com o serviço ofertado pelo SUS”.