O governador Helder Barbalho (MDB) recebeu Jair Bolsonaro em sua chegada em Belém do Pará, nesta sexta-feira (23), mas segundo a coluna de Bela Megale, não acompanhou a agenda do presidente no Estado. O contato dos dois durou pouco mais de 5 minutos e aconteceu na Área Militar da Aeronáutica.
Auxiliares de Barbalho afirmaram que ele foi convidado pelo Palácio do Planalto para participar do evento de entrega de cestas básicas com Bolsonaro, mas não o acompanhou porque tinha outros compromissos.
Nesta semana, Barbalho estava entre os 24 governadores signatários de uma carta endereçada ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para propor uma parceria em prol do meio ambiente. Ele também fez parte do grupo de 16 governadores que, no mês passado, fizeram uma carta aberta pedindo paz, fim de agressões e fake news. O documento foi redigido após parlamentares bolsonaristas usaram a morte do policial militar aqui no Farol da Barra que passava por um surto psiquiátrico para pregara desobediência às medidas sanitárias estabelecidas para combater a pandemia.