A deputada estadual Talita Oliveira (PSL) sugeriu ao governador Rui Costa (PT) e ao prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), que realizem uma campanha solidária e transformem os postos de vacinação contra a Covid 19 em pontos de arrecadação de alimentos. Nas indicações que protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Talita constatou que a pandemia “vem deixando estragos” e não apenas causando mortes e sérios problemas de saúde. Ela “está afetando sobremaneira a situação econômica da população, trazendo sérias consequências no que tange à falta de alimentos, causando doenças físicas e da alma, principalmente na parcela mais carente e pobre da população”.
Para ajudar as famílias “em situação de vulnerabilidade social nas cidades” é que ela sugeriu aos governantes a campanha para arrecadar alimentos não perecíveis, “tanto nos locais de drive-thru, quanto nas unidades de saúde”, onde estão acontecendo a vacinação contra a Covid-19. Os alimentos arrecadados serão entregues à Secretaria Municipal de Assistência Social ou outra designada para este fim em cada município que deseje participar da campanha.
A doação é voluntária “e vai ajudar muito neste momento em que a crise econômica está agravada devido ao alto número de casos de Covid-19”, beneficiará famílias carentes afetadas “e condicionadas ao déficit nutricional”, esclareceu. No entendimento de Talita Oliveira, não basta apenas o “fique em casa, fechamento do comércio, decretos, lockdown e toques de recolher, que contribuíram e muito para esta situação de aumento de miserabilidade da população baiana”. Para amenizar “esta celeuma causada pela pandemia e medidas políticas equivocadas, é fundamental estimular a colaboração de todos, pois, a fome não espera”, disse. Por fim, ela ressaltou que não importa a quantidade da doação. “Toda ajuda é bem-vinda e irá fazer a diferença na vida de quem mais precisa”, concluiu