sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação/Arquivo
Home / NOTÍCIAS / Governos do Nordeste vão à Rússia para garantir importação da vacina Sputnik
segunda-feira 19 de abril de 2021 às 18:17h

Governos do Nordeste vão à Rússia para garantir importação da vacina Sputnik

NOTÍCIAS


Representantes do Consórcio do Nordeste desembarcaram nesta segunda-feira (19), na Rússia, com a intenção de acelerar a importação da Sputnik V, quando a vacina for liberada no Brasil. O secretário-executivo do Consórcio, Carlos Gabas, e o sub-secretário, Thiago Campos, terão reuniões com o Centro Gamaleya, estatal que desenvolveu a Sputnik V, e o Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF), que financiou o desenvolvimento do imunizante. O Consórcio do Nordeste é um grupo formado pelos governos de nove estados da região Nordeste do país.

– O objetivo dessas agendas é garantir condições para que, imediatamente após a liberação da Anvisa ou do Supremo Tribunal Federal (STF) para a importação da Sputnik V, tenhamos tudo desembaraçado para que as doses previstas para abril sejam despachadas. – disse à coluna de Bela Megale o governador do Piauí e presidente do Consórcio do Nordeste, Wellington Dias.

Um ponto que tem preocupado lideranças dos estados do Nordeste é a falta de resposta do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sobre um acordo nacional referente à Sputnik V. O Consórcio do Nordeste fechou com os russos a compra de 37 milhões de doses e colocou esses imunizantes à disposição da pasta da Saúde, para serem incluídos no Plano Nacional de Imunização (PNI). Dessa maneira, haveria uma distribuição proporcional da vacina a todos os estados do Brasil.

Segundo a coluna de Bela Megale, as tratativas chegaram a avançar com Eduardo Pazuello, que, no mês passado, afirmou que as doses do Consórcio integrarão o PNI. Com a troca de ministro na Saúde, porém, o assunto não foi retomado. Wellington Dias vem tentando uma reunião com Queiroga, sem sucesso. Se um acordo não for firmado antes de a Sputnik V ser aprovada no Brasil, as 37 milhões de vacinas serão destinadas diretamente aos estados do Consórcio do Nordeste.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!