sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Gestante e crianças são vacinadas por engano contra covid mas era para ser para gripe
sexta-feira 16 de abril de 2021 às 08:17h

Gestante e crianças são vacinadas por engano contra covid mas era para ser para gripe

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Grupo que se quer no mundo estão autorizados para receber a vacina da covid-19

Um erro levou à vacinação contra a covid-19 por engano de 46 pessoas no interior paulista. Em Itirapina, 18 adultos, entre eles uma gestante, e mais 28 crianças foram vacinados com uma dose da CoronaVac. O erro só foi percebido ontem pela prefeitura local, um dia após o ocorrido. As pessoas em questão deveriam ter sido vacinadas contra a gripe.

Segundo a Secretaria de Saúde do município, que fica na região de São Carlos, a vacinação por engano aconteceu após uma técnica de enfermagem se confundir e separar uma caixa com as vacinas da CoronaVac para serem aplicadas no local onde acontece a imunização contra a gripe.

Desde segunda-feira (12), o estado de São Paulo aplica simultaneamente vacinas contra a covid-19 e contra o influenza. Neste ano, porém, a campanha da gripe, que normalmente prioriza os idosos, começou diferente, com preferência para crianças de seis meses a cinco anos, gestantes e puérperas.

Segundo a TV Globo, a vacinação por engano aconteceu durante toda a terça-feira (13) na cidade. A imunização contra a gripe em Itirapira está sendo feita na Escola José Cruz.

A CoronaVac, assim como a vacina da AstraZeneca/Oxford — os dois imunizantes contra a covid-19 que são aplicados no país —, não é recomendada para gestantes e menores de 18 anos.

O Instituto Butantan, que faz o envase da CoronaVac, afirmou no início da vacinação contra o novo coronavírus no Brasil, em meados de janeiro, que a aplicação da vacina para gestantes e menores de 18 anos ainda estava em análise.

A Secretaria de Saúde de Itirapina afirma que comunicou todos os vacinados sobre o engano e disponibilizou uma equipe médica para acompanhá-los por duas semanas.

Apesar de não haver conclusões científicas sobre o comportamento dos imunizantes no público vacinado, a pasta diz que consultou especialistas e eles afirmaram que o erro não traz riscos para a saúde dos envolvidos.

A Prefeitura de Itirapina ainda diz que já atendeu 26 das 46 pessoas vacinadas hoje, incluindo a gestante, e não foram constatadas anormalidades.

Mães apreensivas

Em reportagem exibida pela TV Globo, mães de crianças vacinadas por engano demonstraram apreensão sobre o fato. Uma delas relatou que chorou ao saber da notícia, quando foi comunicada pela Vigilância em Saúde da cidade.

“[Recebi] com receio, preocupação, mesmo ela falando que não tem problema, para a gente ficar tranquila. A gente fica, né, mãe, tanto é que cheguei lá já até chorando, aos prantos, desesperada”, relatou a compradora Thaisa Zangrando.

Já a assistente de departamento pessoal Aparecida Santos criticou a atuação dos profissionais envolvidos no erro.

“A gente sai para trabalhar para dar o melhor para eles. E aí você recebe essa ligação de um lugar que era para você ter uma confiança por se tratar da saúde”, disse Aparecida.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!