Mais de 145 milhões de eleitores brasileiros vão às urnas neste domingo (7) para as eleições gerais de 2018. Cada eleitor poderá digitar até 19 números na urna eletrônica, o que pode causar confusão.
Para evitar erros, a recomendação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que o eleitor faça uma ‘colinha’ eleitoral e leve consigo até a cabine de votação. Lembramos que uso do celular é proibido neste momento.
O Acesse Política preparou um modelo abaixo que serve como exemplo. A ordem dos candidatos é a mesma que vai aparecer na urna: deputado federal; deputado estadual (distrital, no caso do DF); senador (1ª vaga); senador (2ª vaga); governador; e presidente.
Os candidatos a deputado federal aparecem em primeiro na urna com 4 números. Os deputados estaduais vem logo depois e têm 5 números. Senadores aparecem em seguida com 3 números, são dois este ano, lembrando que não pode ser votado o mesmo número duas vezes ou será anulada a opção.
Logo depois vem a opção ao cargo de governador e finalizando vem a opção para votar para presidente que são com somente de 2 números.
Vale lembrar que o eleitor não pode entrar com celular, tablet ou câmera na cabine de votação. Bom voto!