terça-feira 24 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Deputado Afonso Florence fala sobre o nome de Wagner para disputar governo em 2022
segunda-feira 12 de abril de 2021 às 06:13h

Deputado Afonso Florence fala sobre o nome de Wagner para disputar governo em 2022

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O deputado federal Afonso Florence (PT) declarou, em entrevista à Tribuna, que a possibilidade mais provável é que os partidos da base de Rui Costa (PT), que são aliados, se aglutinem em torno do nome do senador Jaques Wagner (PT) na corrida pelo Governo do Estado.

“O PT tem uma decisão firme e tomada da pré-candidatura de Jaques Wagner ao Governo do Estado. A candidatura, você sabe, será dentro de um calendário que será estipulado nas convenções do ano que vem. A possibilidade de, na coalizão, se discutir outra candidatura que não a de Jaques Wagner, está posta.”

Confira trecho da entrevista ao Tribuna:

Aqui na Bahia, o que acha da possibilidade de lançar o senador Jaques Wagner para o Governo do Estado e Rui para o Senado?

Florence – É uma ótima ideia, só que nem todas as ideias são melhores que outras ótimas ideias. Temos uma aliança com o PSD, o PP, PCdoB e com o PSB e é óbvio que esse discurso de que o PT nunca topa apoiar não é verdade. Na Bahia, na penúltima eleição municipal [em Salvador] apoiamos o PCdoB. Há uma coalizão no governo Rui e eu considero que, tendo duas vagas na chapa majoritária, e ainda mais tendo apenas uma vaga para o Senado em um ano de reeleição para um senador com mandato, eu acho até indelicada cogitar essa hipótese. Considero uma ótima ideia, a princípio inexequível. A naturalidade é a da reeleição do senador Otto Alencar. Isso é natural. Não tenho dúvidas de que o PSD tem a habilitação política para dialogar conosco nessa chapa majoritária. Essa ideia é ótima porque reconhece os méritos da gestão do governador Rui Costa. Entretanto, na política, o PT tem que sentar na mesa com os partidos aliados e construir a aliança. São poucas vagas na majoritária.

Existe alguma possibilidade de o PT não estar na cabeça da chapa ao Governo do Estado ou apoiar outro partido? Ou lançar candidato é uma decisão já firme e tomada?

Florence – O PT tem uma decisão firme e tomada da pré-candidatura de Jaques Wagner ao Governo do Estado. A candidatura, você sabe, será dentro de um calendário que será estipulado nas convenções do ano que vem. A possibilidade de, na coalizão, se discutir outra candidatura que não a de Jaques Wagner, está posta. Essa possibilidade existe. Claro que, para todos os analistas, há a possibilidade da candidatura de Lula. Todo mundo sabe que, no Brasil, Jaques Wagner sempre foi e cada vez mais é um dos mais próximos líderes de Lula. Tem estatura nacional, de estadista e poderia ser candidato a presidente. Então, as condições políticas apontam para um crescimento das variáveis que dão densidade política e eleitoral. Ele tem o recall de ter sido o candidato vitorioso em duas eleições no primeiro turno e ter saído com alto índice de popularidade, além de ter feito sucessor e ter sido ministro de Lula e Dilma. Claro que tem o nome de Otto, de João Leão… O PCdoB tem nomes, o PSB tem nomes… A possibilidade existe, mas o PT colocou a sua pré-candidatura. Ela é muito robusta e é provável que tenhamos uma aglutinação em torno do nome de Jaques Wagner se houver a confirmação desse cenário.

Veja também

Bolsas da Ásia fecham sem direção única, com ganhos em Xangai e perdas em Tóquio

As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta terça-feira (24), com liquidez reduzida antes do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!