O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deve anunciar nesta terça-feira (6) a antecipação em duas semanas do prazo final para que todos os adultos do país estejam elegíveis para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Em 11 de março, Biden havia anunciado a meta para o dia 1o de maio. Agora, a data foi modificada para 19 de abril, informação confirmada por um funcionário do governo americano ao canal CNN.
Na semana passada, Biden já havia informado que 90% dos adultos estariam aptos para a imunização antes do fim do mês. Com os estados expandindo a vacinação ou planejando fazê-lo, no entanto, houve um entendimento de que será possível contemplar todas as pessoas menores de idade na nova data.
Os EUA, até o momento, já vacinaram 32% de sua população com a primeira dose das vacinas da Moderna e da Pfizer/BioNTech ou com o imunizante da Janssen, que requer apenas uma injeção.
De acordo com a agências de notícias Associated Press, o presidente dos EUA também deve anunciar nesta terça que 150 milhões de doses já foram aplicadas desde a posse, em 20 de janeiro. A nova meta do governo é vacinar 200 milhões de pessoas até 30 de abril, quando se completam 100 dias da posse do democrata.
O número representa o dobro do objetivo inicial, traçado antes mesmo de sua posse, que foi alcançado em 19 de março. A meta, no entanto, foi considerada por muitos como pouco ambiciosa na ocasião de seu anúncio.
Em pronunciamento na Casa Branca, Biden deve ressaltar ainda que, segundo dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, mais de 75% das pessoas com mais de 65 anos foram vacinadas nos país — 55% delas totalmente imunizadas — número que era de 8% quando ele tomou posse.