Empresários relataram à coluna do jornal O Globo que estão sendo convidados para um jantar nesta semana com o presidente Jair Bolsonaro, em São Paulo.
Segundo a coluna de Bela Megale, entre os executivos chamados estão Flávio Rocha, da Riachuelo, Rubens Ometto, da Cosan, e Helie Horn, da Cyrela. O evento deve ter cerca de 20 executivos. O pedido para que o encontro reúna um menor número de pessoas teria partido do próprio Bolsonaro, para formar uma “mesa única” e centralizar a conversa com o grupo.
Segundo convidados, Bolsonaro levará Paulo Guedes, que anda na mira do Centrão devido a impasses sobre o Orçamento de 2021. O presidente quer mostrar alinhamento com o chefe da pasta da Economia, fragilizado por baixas recentes no comando do Banco do Brasil e na Petrobras. Outros ministros também irão ao encontro. Entre os temas que estarão na mesa estão medidas para combater a crise da Covid-19, vacinas e retomada da economia.
Empresários relataram que receberam o aviso dos organizadores de que os protocolos de distanciamento social serão seguidos. Mesmo assim, parte deles avalia declinar do convite devido ao pior momento da pandemia no Brasil.
Há duas semanas, mais de 500 pessoas, entre economistas, banqueiros, empresários e ex-autoridades do setor público publicaram uma carta aberta com duras críticas à atuação ao governo Bolsonaro na pandemia. No documento, cobraram vacinas, a distribuição de máscaras gratuitamente e defenderam medidas de distanciamento social. No documento, apontaram que a discussão sobre vidas e economia é um “falso dilema” e pediram “mais respeito” ao Brasil.