sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Petistas pedem que CCJ convoque Braga Netto para explicar troca nas Forças Armadas
quarta-feira 31 de março de 2021 às 18:17h

Petistas pedem que CCJ convoque Braga Netto para explicar troca nas Forças Armadas

NOTÍCIAS


Deputados pediram à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara convoque o novo ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, para explicar à Casa conforme a coluna de Mônica Bergamo os motivos que levaram à troca dos três comandantes das Forças Armadas e suas consequências.

O documento é assinado pelos deputados Gleisi Hoffmann (PT-PR), Maria do Rosário (PT-RS) e Reginaldo Lopes (PT-MG).

“A troca dos comandantes das forças e do ministro da Defesa, anunciada nesta semana dentro de uma reforma ministerial, aumentou a preocupação sobre uma nova tentativa do presidente [Jair] Bolsonaro com objetivo de envolver as Forças Armadas em seus planos políticos”, afirma o documento.

“A ida do ministro à Comissão de Constituição Justiça e Cidadania para dar explicações aos parlamentares sobre os reais motivos das trocas, sobre as possíveis mudanças de planejamento, de método e de procedimentos nas três forças armadas, é de fundamental importância para a manutenção do Estado democrático de direito e do bom funcionamento de suas instituições”, segue o texto.

Na terça (30), os comandantes do Exército, Edson Leal Pujol, da Marinha, Ilques Barbosa, e da Aeronáutica, Antônio Carlos Bermudez, pediram renúncia conjunta por discordar de Bolsonaro.

O motivo da decisão dos chefes militares foi a rejeição à demissão do antecessor de Braga Netto, general Fernando Azevedo.

Ele foi tirado do cargo por Bolsonaro na segunda (29), no escopo das mudanças que o presidente fez no ministério. O motivo, a rejeição à pressão do chefe por apoio político ao governo nas Forças e a ações para combater medidas de restrição à circulação do novo coronavírus.

O presidente o pressionava a alinhar as Forças com a defesa política do governo e o apoio a medidas contra o isolamento social na pandemia.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!