O ministro disse que o vírus continua circulando entre animais, como passarinhos, cães ou até mesmo pulgas e formigas
Durante entrevista à Rádio Jovem Pan, na quinta-feira (25) o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, negou a eficácia do lockdown e afirmou que insetos poderiam ser considerados vetores do coronavírus. Segundo especialistas, a informação passada por Lorenzoni não procede.
“Muitos ainda insistem em uma ferramentas chamada lockdown que já está provado por várias experiências no mundo que ela é ineficiente. E por que ela é ineficiente? Alguém consegue impedir que nas áreas urbanas o passarinho, o cão de rua, o gato, o rato, a pulga, a formiga, o inseto, eles se locomovem? Alguém consegue fazer o lockdown dos insetos? É obvio que não. E todos eles transportam o vírus. Não são contaminados pelo vírus, mas podem transportar o vírus. Podem, é uma possibilidade”, disse o ministro.
Segundo o portal G1, por ser um vírus respiratório, a Covid-19 necessita de gotículas do nariz ou da boca para que possa ocorrer a transmissão de um corpo infectado para outro saudável.
Na cidade de Araraquara, no interior do estado de São Paulo, após a implementação do lockdown durante um mês, houve uma queda superior a 57% dos casos e redução em 39% na média semanal de mortes.