O presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani, voltou a ser especulado para ser candidato na eleição do próximo ano. Segundo publicou o jornal Tribuna, o dirigente esportivo é hoje uma opção do ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, para a chapa ao governo da Bahia em 2022. Aos aliados, Neto disse que Bellintani pode ser um nome para competir pelo Senado Federal.
O democrata soteropolitano tem dito ainda aos correligionários que talvez tenha que “construir uma chapa toda de gente jovem” para o embate eleitoral. ACM Neto e Bellintani estão na faixa dos 40 anos, e disputariam os pleitos contra os septuagenários Jaques Wagner (PT), João Leão (PP) e Otto Alencar (PSD). Se Bellintani vier a ser candidato mesmo, ele pode ingressar no PDT. A avaliação de ACM Neto, segundo os aliados, é de que a chapa precisaria também sinalizar para os eleitores da centro-esquerda. A sigla, que é comandada pelo deputado federal Félix Mendonça Júnior, se aproximou do grupo democrata no ano passado, quando indicou Ana Paula Matos para ser a vice na composição de Bruno Reis (DEM) à prefeitura de Salvador.
Paraná Pesquisa
No primeiro levantamento sobre o cenário eleitoral baiano, que foi divulgado ontem pelo Instituto Paraná Pesquisas, Bellintani, no entanto, não aparece bem. Apenas 1,8% das intenções de votos. O tricolor aparece atrás do ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), com 7,3%, o secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates (PDT), com 2,4%, e Márcio Marinho (Republicanos), com 2%. Embora tenha surgido na consulta, Prates tem dito que será candidato a deputado federal no próximo ano.
Já Marinho e Zé Ronaldo já demonstraram interesse em integrar a composição de ACM Neto. Se a avaliação de ACM Neto prevalecer de que precisaria de uma “chapa toda de gente jovem”, Zé Ronaldo não teria chance já que completa 70 anos em julho.