O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (DEM), tem na manhã desta sexta-feira (26) a primeira reunião com os governadores desde que Jair Bolsonaro anunciou que o presidente do Senado coordenará as conversas com eles sobre Covid-19.
Com muita “elegância” — já que o problema não é com ele, explicam —, parte dos governadores pretende de acordo com a coluna Radar, repetir a Pacheco o que têm conversado em privado.
Diz um deles:
— A gente não quer discutir a falta de ‘kit intubação’ com o presidente do Senado. A gente quer discutir isso com quem decide sobre isso.
Entre governadores, segue clima de insatisfação com a exclusão deles do comitê anti-Covid, anunciado por Bolsonaro na quarta-feira.
Publicada no Diário Oficial de hoje, a portaria que cria o grupo estabelece que ele é composto pelos presidentes da República, da Câmara e do Senado, além de um “observador” indicado pelo CNJ.
Governadores dizem: estão dispostos a ouvir Pacheco e reportar os problemas enfrentados, mas, com ele, gostariam mesmo é de tratar de temas que interessam aos estados no Congresso.