Ao falar sobre a postagem da cervejaria Heineken, que apoiou o Dia Mundial Sem Carne, o comentarista do Canal Rural Benedito Rosa, disse que a empresa buscou atender a um movimento ideológico com adeptos, especialmente na Europa.
“A empresa tentou melhorar sua imagem junto a esses consumidores que defendem a redução ou consumo de carne. Mas, ao fazer isso, ela menosprezou a realidade econômica social da pecuária também e padrão de consumo de uma unidade econômica do mercado mundial tão importante”, diz.
O comentarista apresentou dados que reforçam a importância do setor para o Brasil. “A Heineken também ignorou o setor de carnes como um todo, não só bovina. Prejudicou aves, suínos e pescado, que representam US$ 15,5 bi em exportação para o Brasil e geram 7 milhões de empregos no país”.
Benedito Rosa acredita que a companhia acertou ao tentar se retratar, e espera que ela mude de postura daqui para a frente. “Gostaria que ela incorporasse a nossa preocupação com a produção de alimentos saudáveis e respeito ao consumo. Ao invés de jogar contra o agro, que a empresa participe junto, afinal, são 300 mil toneladas de cevada consumidas para a produção de cerveja”, finaliza.
Posicionamento da Heineken:
Em nota enviada ao #Acesse Política, a marca ressalta que, “A Heineken respeita a diversidade de gostos e a livre escolha do consumidor. Seja para acompanhar um bom churrasco, uma salada ou qualquer outro tipo de refeição, para nós o mais importante é que as pessoas possam ter uma cerveja de qualidade para essas ocasiões. Em relação ao post do último dia 20, o único objetivo era reforçar que, por ser uma cerveja com ingredientes naturais em sua receita, feita exclusivamente com água, malte e lúpulo, e nada mais, também é uma opção viável ao público que segue um estilo de vida diferente e opta pelo consumo de produtos veganos. Assim como é uma opção às pessoas que amam carne. O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores.”