Conforme o Bahia Econômica, mesmo em plena pandemia, dois setores registraram crescimento acentuado no quarto trimestre de 2020 na Bahia e vêm mantendo esse crescimento no primeiro trimestre de 2021, no pico da segunda onda que começou em meados de janeiro e aumentou o número de mortes no Estado.
Trata-se do setor agropecuário, cujo PIB cresceu 12,4% no quarto trimestre de 2020, em relação ao ano anterior, e da construção civil, cujo PIB registrou crescimento de 4,4% no período. Para se ter um ideia do dinamismo desses setores na Bahia, basta verificar que no Brasil o PIB da construção caiu quase 5% e o da agropecuária sofreu queda de 0,4%.
O avanço desses segmentos se torna mais expressivo, quando se verifica que o PIB da atividade comercial no estado caiu 6,4% no período e que a indústria de transformação teve um tombo de 1,4%.
No primeiro trimestre de 2021 tanto construção civil quanto a agropecuária continuam registrando crescimento, pois permanecem funcionando enquanto a quase totalidade do setor de serviços está paralisado. Os dados são da SEI/Seplan.