Lançado no último dia 16 de fevereiro, o Assistente Virtual da Assembleia Legislativa da Bahia (AVA) já passou pelas primeiras ampliações e melhorias. Desenvolvido para facilitar o acesso dos servidores a todos os serviços disponíveis na Casa, o sistema acaba de ganhar duas novas funções.
A primeira é o Livro de Eleições. A nova função – que, como o próprio nome indica, vem em forma de livro virtual – traz informações e estatísticas sobre as eleições municipais na Bahia de outubro do ano passado. Os dados utilizados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Através dessa ferramenta, o usuário poderá acessar informações sobre a quantidade de votos que cada candidato a prefeito ou vereador recebeu. Além disso, oferece dados sobre o total de eleitores da cada município baiano, com total que votaram, os números de abstenções e os votos válidos. Tudo isso em ordem alfabética por municípios e em formato de livro que pode ser baixado.
A outra função incorporada ao AVA é um novo software que possibilitar ao Setor de Protocolos da Assembleia Legislativa cadastrar fornecedores/licitantes que, depois disso, poderão interagir com o parlamento através do assistente virtual. Ao receberem um certificado e a assinatura digital, esses fornecedores poderão se inscrever para participar de licitações, assinar documentos, entre outras funções.
Os fornecedores/licitantes só terão acesso a alguns serviços da AVA, que foi criado para atender sobretudo os servidores da Assembleia. Isso porquê a plataforma concentra informações de vários setores e serviços oferecidos na ALBA, desde cursos e atividades oferecidos pela Escola do Legislativo a horários e itinerários de transporte dos servidores.
Facilidades, como solicitar transporte ao setor responsável ou alterar senha de acesso à rede interna, sem necessidade de se deslocar até o Setor de Informática da Casa.
Interativo, o AVA pode ser consultado em link no portal da ALBA http://ava.alba.ba.gov.br/ava , no Albanet (intranet da AL-BA) e também por meio de aplicativo do assistente virtual, no endereço http://ava.alba.ba.gov.br/ava . O acesso poderá ser feito a partir de qualquer dispositivo (celulares, tablets e computadores) e em qualquer lugar, através da internet.
Serviços de saúde, com marcação de horários, também estão à mão através do aplicativo e podem ser acessados de forma rápida e inteligente, com uma breve consulta ao assistente virtual. Através dele, também ficam disponíveis informações de funcionamento do refeitório, dos Correios e de horário bancário dentro das instalações da ALBA.