quarta-feira 22 de janeiro de 2025
Vacina AstraZeneca/Oxford é testada em 10 mil brasileiros / Reuters
Home / CURIOSIDADES / Após Áustria, mais cinco países suspendem vacina da AstraZeneca devido a mortes causadas após aplicação
quinta-feira 11 de março de 2021 às 10:25h

Após Áustria, mais cinco países suspendem vacina da AstraZeneca devido a mortes causadas após aplicação

CURIOSIDADES, MUNDO, NOTÍCIAS


Dinamarca é o mais recente país a suspender a administração da vacina da AstraZeneca, depois de na Áustria uma enfermeira ter morrido após ter sido imunizada

Nesta semana, a Áustria anunciou a suspensão da administração de um lote da vacina da Astrazeneca, por precaução, na sequência da morte de uma enfermeira e de outra pessoa que ficou doente, na mesma altura, após tomar uma vacina de um mesmo lote.

A mulher, de 49 anos, morreu em resultado de problemas graves no âmbito da coagulação sanguínea; enquanto a outra paciente, de 35 anos de idade, desenvolveu uma embolia pulmonar.

Depois disso, segundo o The Guardian, mais duas pessoas foram diagnosticadas com embolia pulmonar após a administração da vacina.

Agora, cinco outros países, nomeadamente, a Dinamarca, Estónia, Lituânia, Luxemburgo e Letónia suspenderam a sua utilização para dar tempo ao Comité de Avaliação dos Riscos em Farmacovigilância (PRAC) da EMA para conduzir uma investigação.

A Agência Europeia do Medicamento refere que uma avaliação preliminar mostrou que o lote de vacinas utilizadas na Áustria não era suscetível de ser culpado pela morte da enfermeira. Afirma também não existirem, atualmente, provas de que a vacina tenha causado as condições apresentadas nas restantes doentes, dado que a trombose não está listada como um potencial efeito secundário da vacina.

A vacina em causa pertencia a um lote rotulado ABV5300, que incluía um milhão de doses e foi entregue em 17 países da UE.

Veja também

Fusão Gol/Azul é ‘mal necessário’ em mercado já com pouca competição, dizem especialistas

O cenário da aviação civil no Brasil torna particularmente complexa uma aprovação regulatória da união …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!