O vereador Claudio Tinoco (DEM) solicitou que a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-Bahia) apresentem a proposta de reabertura do Forte São Marcelo à Câmara Municipal de Salvador.
Tinoco encaminhou um ofício à Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Relações Internacionais solicitando que o secretário de Cultura e Turismo Fábio Mota e o superintendente do Iphan Bruno Tavares apresentem conjuntamente a proposta, detalhando a forma e o conteúdo que será dado ao Forte São Marcelo. O presidente da Comissão, vereador Ricardo Almeida, fará o convite e programará a apresentação.
O equipamento está fechado para visitação desde 2011. Em 2016, o Iphan chegou a realizar uma reforma na fortificação, mas o local ainda está sem destinação.
“O Forte São Marcelo é um bem tombado nacionalmente, propriedade da União e está sob a responsabilidade do Iphan. É um dos mais importantes bens materiais tombados de Salvador, um ícone da nossa história, cultura, paisagem, além de um atrativo náutico e turístico. Solicitamos ter conhecimento sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos para o equipamento”, afirmou o vereador Claudio Tinoco.
Tinoco ainda solicitou uma Audiência Pública para que a sociedade também tenha conhecimento sobre a destinação do Forte São Marcelo.