O senador Jaques Wagner (PT) informou que enviou hoje ao STF (Supremo Tribunal Federal) uma notícia-crime contra o presidente Jair Bolsonaro. Wagner pede que a Corte investigue Bolsonaro por crime de prevaricação.
A justificativa do senador para a denúncia é a atuação de Bolsonaro no enfrentamento à pandemia de covid-19. Segundo ele, o presidente não estaria realizando atos que são obrigação de seu cargo.
“Sua postura irresponsável e negacionista contribui para o agravamento da situação do país causada pela pandemia da covid-19”, escreveu Jaques Wagner no Twitter. “O presidente sabe que tem gente morrendo, que precisa comprar vacina e faz de conta que não sabe de nada. E ainda se coloca contra a vacina. É um crime”, completou.
Wagner disse ainda que os atos de Bolsonaro nesse campo se caracterizam como omissão, uma vez que divergem das recomendações de autoridades sanitárias.
O que ele está fazendo é crime conhecido. Prevaricação é não tomar atitudes necessárias diante de um grave problema. O presidente sabe que tem gente morrendo, que precisa comprar vacina e faz de conta que não sabe de nada. E ainda se coloca contra a vacina. É um crime.
— Jaques Wagner (@jaqueswagner) March 5, 2021