Com as ressalvas de que a escassez de pesquisas eleitorais mina uma melhor interpretação do cenário baiano, a da Real Time Big Data-TV Record, com mais uma versão ontem divulgada, parece aproximar-se mais da realidade do que a do Ibope, que apontou Zé Ronaldo, com 8% numa e 7% noutra, contra 52% e 50% de Rui Costa, publicou o jornal Atarde nesta quarta-feira (26).
Segundo publicação, na Big Data, Rui está com 56% e subiu 5%, e Ronaldo com 16% e caiu 2%. O xis da questão é a discrepância dos números de Ronaldo, bem para além de qualquer margem de erro: oito pontos.
E isso irrita os oposicionistas: e onde está a fatia (estimada em 25%), do carlismo histórico somado ao antipetismo? Por aí, a Big Data se encaixa mais.
Coronel
Não que isso seja lá muito animador para a oposição. Até porque, em dois detalhes as duas pesquisas se ajustam:
1 – Rui deu a largada favorito e continua favorito.
2 – Ângelo Coronel cresceu significativamente em ambas e na Big Data já empatou, sinalizando que a expectativa da oposição, de amealhar uma vaga no Senado com Irmão Lázaro ou Jutahy está minguando.
Outro indicativo de que a banda governista está na vantagem é o cenário federal na Bahia. No Ibope, Haddad lidera com 33% contra 14% de Bolsonaro, 9% de Ciro, enquanto Alckmin empata com Marina com 6%.
Pelas pesquisas, nem parece que Alckmin tem apoio aqui.
Por Levi Vasconcelos