sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / JUSTIÇA / TCU usa mensagens hackeadas da Lava-Jato para abrir investigação contra auditor
sábado 20 de fevereiro de 2021 às 14:47h

TCU usa mensagens hackeadas da Lava-Jato para abrir investigação contra auditor

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu uma investigação contra o auditor Nivaldo Dias Filho para apurar se ele tentou interferir na eleição da presidência da corte em 2015. O procedimento foi aberto segundo a coluna de Bela Megale, por determinação do ministro Bruno Dantas com base em mensagens hackeadas da Lava-Jato e obtidas na Operação Spoofing.

A instauração da investigação no TCU aconteceu um dia antes do Superior Tribunal de Justiça (STJ) também abrir um inquérito para apurar mensagens atribuídas a procuradores da Lava-Jato.

Dantas determinou a apuração dos fatos publicados no site “Migalhas” na quarta-feira (17) que relata que em 2015 o auditor de controle externo do TCU, Nivaldo Dias Filho, em conversa com o ex-chefe da força-tarefa, Deltan Dallagnol, tentou interferir na eleição para presidência da corte para impedir a reeleição do ministro Aroldo Cedraz. “Precisamos de algum fato contundente sobre ele que possa convencer os ministros a não reelege-lo (sic)”, diz a mensagem atribuída ao auditor e enviada a Dallagnol.

Inicialmente, Bruno Dantas não pediu cópia das mensagens hackeadas da Lava-Jato que estão em posse do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro solicitou acesso a todas as ligações telefônicas originadas dos ramais onde o auditor estava lotado e de seu celular funcional feitas para Curitiba no período de 15 de maio a 31 de dezembro de 2015. Requereu ainda os e-mails enviados e recebidos por Nivaldo Dias Filho que possam ter ligação direta com Dallagnol e outros procuradores da Lava-Jato e que se referem ao domínio da Procuradoria-Geral da República, do Ministério Público Federal, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Dantas solicitou também a lista de todos processo do TCU acessados pelo auditor nesse período.

A investigação de Nivaldo foi instaurada na Corregedoria do TCU.

Veja também

Corte de geração de energia pode escalar para nova crise no setor

Os cortes de geração de energia por questões operativas do Sistema Interligado Nacional (SIN) ameaçam …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!