terça-feira 19 de novembro de 2024
Foto: Reprodução/TV Globo
Home / DESTAQUE / Deputado preso deixa PF para ser transferido a batalhão da Polícia Militar
quinta-feira 18 de fevereiro de 2021 às 19:11h

Deputado preso deixa PF para ser transferido a batalhão da Polícia Militar

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) foi transferido na tarde de hoje para Batalhão Prisional, em Niterói (RJ), logo depois da realização da audiência de custódia. O parlamentar acenou para apoiadores que o aguardavam do lado de fora do prédio da Polícia Federal.

Resultado de imagem para Deputado preso deixa PF para ser transferido a batalhão e acena para apoiadores
Foto: Reprodução/TV Globo

Silveira foi preso em “flagrante delito” na noite de terça-feira (16) por ter feito ameaças a ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e ao Estado Democrático de Direito, segundo a decisão do ministro da Corte Alexandre de Moraes.

Daniel Silveira será transferido para o Batalhão Especial Profissional da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, na região metropolitana. A decisão da Justiça ocorre porque a estrutura do prédio da Polícia Federal “não se volta à permanência desse tipo de custódia cautelar, o que acaba trazendo inconvenientes para o bom trabalho da Instituição da Polícia Federal”.

O juiz Airton Vieira, que atua em auxílio ao ministro do STF Alexandre de Moraes, decidiu manter a prisão de Daniel Silveira após a audiência de custódia —que tem como objetivo avaliar eventuais ilegalidades na detenção. Ela foi realizada na Delegacia de Dia da SRRJ (Superintendência Regional no Rio de Janeiro), e presidida pelo juiz instrutor por meio de videoconferência. A PGR (Procuradoria-Geral da República) também participou.

“Não temos mais a quem recorrer. Se o entendimento do Supremo foi esse, a quem vamos recorrer? Neste momento, só quem está ao lado do Daniel Silveira é o povo. Se alguém pode reverter essa decisão é o povo”, disse o advogado André Rios, ao comentar a manutenção da prisão do deputado federal.

Caberá à Câmara dos Deputados decidir se mantém a prisão ou não do deputado bolsonarista. O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), decidiu que o caso será votado amanhã (19) —a sessão foi marcada para as 17h, após reunião realizada hoje com os líderes da Câmara.

Embora alguns deputados classifiquem a prisão como abusiva devido à imunidade parlamentar, líderes partidários afirmam que a maioria dos deputados deve votar pela manutenção da detenção de Silveira. Ao UOL, uma fonte do STF confirmou que Daniel Silveira deve continuar preso até a decisão da Câmara dos Deputados.

PF encontra dois celulares na sala do deputado

A Polícia Federal informou, na tarde de hoje, que encontrou, “durante a execução dos protocolos de segurança realizados em local de custódia”, dois aparelhos celulares na sala onde se encontra o deputado bolsonarista Daniel Silveira, na Superintendência da PF no Rio de Janeiro.

“Foi determinada a instauração de inquérito policial para apurar as circunstâncias dos fatos”, relatou a PF, em nota.

Veja também

Com Lei do Combustível do Futuro, Brasil pode virar potência mundial, diz Embraer

No dia 8 de outubro de 2024, o Brasil deu mais um passo na transição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!