Preocupado com a inclusão de jovens no mercado de trabalho e o fomento do empreendedorismo no município, o vereador Julio Santos (Republicanos) visitou o Serviço de Intermediação de Mão de Obra (SIMM) para entender o funcionamento do órgão e a oferta de serviços para os soteropolitanos. A visita aconteceu na última sexta-feira (12).
“Tenho uma inquietação com a inserção da juventude no mercado de trabalho, além dos demais cidadãos. Vejo jovens que estudam, se formam e não conseguem atuar em sua área. Ainda há um outro problema, que é a dificuldade de conquistar uma vaga porque não tem experiência anterior na função”, afirmou o vereador Julio.
O parlamentar foi recebido por Alan Rocha, coordenador de desenvolvimento do empreendedorismo do SIMM. “O SIMM trabalha com a intermediação do cidadão que ainda não está no mercado. Temos dois vieses para dar oportunidade às pessoas, com o caráter de empregabilidade e com o caráter de empreendedorismo. Um gera o emprego e o outro absorve a mão de obra. Por isso, temos o Centro do Empreendedor Municipal. A nossa ideia, como poder público, é fomentar o empreendedorismo”, afirmou Alan Rocha.
Com a visita, o vereador refletiu sobre a importância de ecoar as informações dos serviços públicos para os munícipes da capital baiana. “Um grande problema dos nossos cidadãos é a desinformação. As pessoas não têm conhecimento de todos os serviços que o poder público tem disponível para elas. Precisamos fomentar empreendedores que obtenham a qualificação para gerir seus negócios. Acredito que, incentivando o empreendedorismo e a qualificação de pessoas para serem inseridas no mercado, teremos um futuro melhor para a nossa cidade”, destacou o vereador.
Como resultado positivo do encontro, o vereador Julio e o coordenador Alan projetam novas ações que visam fortalecer o empreendedorismo em Salvador. “Temos muitas ações integradas e ter um parceiro dentro da Câmara Municipal, debatendo as dificuldades do cidadão e mostrando o que podemos fazer, é fundamental. É importante ter pessoas que defendem e tenham essa visão sobre a empregabilidade e o empreendedorismo”, afirmou Alan Rocha.
Programas
O Centro do Empreendedor Municipal (CEM) possui atendimento específico e uma orientação direcionada ao cidadão que tem um negócio ou deseja empreender. Com serviços gratuitos, o programa da Secretaria Municipal do Trabalho, Esporte e Lazer (SEMTEL) tem a missão de atender o empreendedor com ferramentas que estimulem o desenvolvimento dos negócios.
“O empreendedorismo é uma ferramenta muito importante para a sociedade, porque além de possibilitar a construção da renda, oportuniza a geração de empregos na cidade”, destacou Julio.
O vereador também discutiu a importância do SIMM Mulher, que provê atendimento diferenciado para o público feminino, buscando equidade dos grupos para a sociedade como um todo.
“Propor um espaço com um atendimento diferenciado para as mulheres é fundamental para a inclusão e inserção no mercado de trabalho. Possibilitando mais oportunidades de equidade em Salvador”, concluiu o parlamentar.