quinta-feira 2 de janeiro de 2025
Foto: Ascom/AL-BA
Home / NOTÍCIAS / Parlamentares da AL-BA lamentam morte do vereador Daniel Rios
terça-feira 16 de fevereiro de 2021 às 12:09h

Parlamentares da AL-BA lamentam morte do vereador Daniel Rios

NOTÍCIAS


Natural de Pé de Serra, município localizado na região da Bacia do Jacuípe, interior baiano, Daniel Rios cresceu com a família em Feira de Santana, até ser acolhido por Salvador. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), ele foi empresário, músico e produtor musical. Eleito vereador de Salvador em 2016, pelo então PMDB com 10.761 votos, migrou para o Patriota em 2020, quando conquistou a re- eleição com 8.089 votos. Sua cadeira na Câmara Municipal será ocupada pelo suplente e correligionário Átila do Congo.

Em sua trajetória política, fez questão de dar sua contribuição e continuidade ao trabalho iniciado pelo irmão, o deputado estadual David Rios (PSDB). Defendeu as comunidades mais carentes em setores como saúde pública e cultura. Era um defensor do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Filho de Eurides da Silva Rios e de Jessé Carneiro Rios, Daniel era o caçula dos cinco filhos do casal: David, Cézar, Saul e Cristina. Com o irmão médico e deputado, Daniel Rios aprendeu a defender uma medicina socialmente inclusiva que beneficiasse principalmente aqueles que têm no SUS a única via de assistência médico-hospitalar.

NELSON LEAL

O falecimento do vereador Daniel Rios, vítima de um câncer no pâncreas, aos 46 anos, consternou a Assembleia Legislativa. Parlamentares de diversas colorações políticas se irmanaram no pesar, através de moções protocoladas na Secretaria Geral da Mesa da ALBA. O ex-presidente da Casa, deputado Nelson Leal (PP), afirmou que, exatamente no instante em que o país atravessa sua pior crise sanitária em 100 anos, com a pandemia do novo coronavírus, que já ceifou a vida de mais de 240 mil brasileiros, “a Câmara Municipal de Salvador perdeu um de seus grandes combatentes na luta pela melhoria da qualidade da saúde pública na capital, assim como um ferrenho defensor do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Nelson Leal acrescentou que Daniel Rios se notabilizou por ser um homem público com múltiplas preocupações sociais, bem como por exercer atividades plurais que extrapolavam o universo dos partidos. Ele ressalta ainda que, além da atividade política, o edil buscava pautar o seu exercício pela ética e retidão moral. “Ao tempo em que expresso o meu abraço solidário a toda a família, amigos e correligionários, na pessoa de seu irmão, meu amigo e parlamentar David Rios, rogo a Deus que conforte todos aqueles que, em algum momento dessa vida, desfrutaram do prazer de sua amizade”, afirmou.

LUCIANO SIMÕES FILHO

Por sua vez, o democrata Luciano Simões Filho elogiou, no documento, a trajetória política e as preocupações sociais de Daniel Rios, destacando que ele colocou como objetivo do mandato dar continuidade e ampliar o trabalho social em benefício das comunidades mais carentes. Esse trabalho era desenvolvido há cerca de 20 anos e foi iniciado por seu irmão, o deputado estadual David Rios. O vereador tinha como bandeiras a luta pela melhoria da saúde pública e, principalmente, o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “Foi uma grande perda para meio político, pois Daniel era um homem atuante e uma liderança que representava bem os mais necessitados”, assegurou.

EUCLIDES FERNANDES

Ao relembrar que o edil, além de lutar em prol do SUS, era um batalhador “pela melhoria da saúde pública de maneira geral”, Euclides Fernandes (PDT) fez questão de registrar seus pêsames aos familiares e amigos de Daniel Rios, em especial à esposa Gilmara, aos pais Jessé e Eurides, e ao deputado estadual David Rios, irmão do vereador. “Que Deus conforte o coração de todos”, desejou o pedetista.

JUNIOR MUNIZ

Emocionado, o deputado Júnior Muniz (PP) confessou que era “difícil expressar o sentimento de tristeza quando um amigo se vai. As palavras nunca serão suficientes para dimensionar a dor provocada pela ausência. É dessa forma que me sinto com a partida do amigo Daniel Rios”. O parlamentar afirmou ainda que foi um privilégio conhecer Daniel Rios. “O seu sorriso brilhará para sempre em nossas memórias. Deixo aqui o meu abraço de conforto a toda sua família, em especial ao amigo deputado Dr. David Rios”, acrescentou ele.

PEDRO TAVARES

Por fim, Pedro Tavares (DEM) lamentou a perda precoce do vereador aos 46 anos. De acordo com o democrata, Salvador perdeu um homem público que conduziu a sua trajetória com muita seriedade, ética e dedicação aos interesses da população.
“O vereador tinha uma atuação muito próxima às comunidades carentes da cidade, onde se dedicou bastante aos projetos de melhorias sociais e da saúde pública, uma de suas principais bandeiras. Em sua caminhada sempre primou pela dignidade e lealdade aos bons princípios, sendo muito querido por todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo”, garantiu.

Veja também

Bruno Reis inaugura primeira obra em 2025 realizada pela Prefeitura

A Prefeitura de Salvador iniciou 2025 com a inauguração de uma contenção de encosta na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!