A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) tem novo presidente. Filho de produtores rurais, o deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR) ocupará a presidência da maior bancada do Congresso Nacional durante o biênio 2021/22, com o desafio de mudar o olhar da sociedade sobre o agro brasileiro.
“As pessoas têm uma imagem distorcida do agro, imaginam o produtor rural desmatando floresta, utilizando a água de forma indiscriminada, passando veneno na lavoura e pondo tudo isso na mesa das pessoas. E isso precisa mudar”, enfatiza Sérgio Souza, em sintonia com o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), Júlio Cézar Busato. O Fundo de Investimento do Agronegócio (FIAgro), que tramita no Senado, a questão das dívidas dos produtores rurais no país, a regularização fundiária e os entraves relacionados ao custo de produção também estão entre as pautas prioritárias da Frente Parlamentar.
A Abrapa mantém diálogo permanente com a FPA por meio do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), criado por entidades do setor para prestar assessoria técnica à Frente Parlamentar. Busato integra o Conselho Fiscal da nova diretoria do IPA, agora presidida pelo representante da Confederação Nacional da Agropecuária (CNA), o ex-prefeito de Sinop, Nilson Leitão. “Nosso papel é dar esse suporte à FPA para avançar nas pautas e destravar o Brasil. Nosso objetivo é buscar melhorias para o setor que mais gera emprego e renda no país”, afirma Leitão.