segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / Governo Federal assina novos contratos de exploração em terminais
quinta-feira 11 de fevereiro de 2021 às 13:26h

Governo Federal assina novos contratos de exploração em terminais

NOTÍCIAS


Novos investimentos na região Norte do país com a assinatura de quatro novos contratos de adesão para exploração de Terminais de Uso Privado (TUPs) no estado do Pará. São eles: Petróleo Sabbá, Louis Dreyfus, Cargill e Administradora de Bens de Infraestrutura (ABI). Juntos, os terminais receberão investimentos de R$ 616,5 milhões para movimentação de cargas variadas, como grãos e combustíveis.

A assinatura dos contratos ocorreu nessa quarta-feira (10) pelo Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, destacou a importância do investimento na região Norte do país. “Esse interesse em empreender naquela região, principalmente com terminais portuários, mostra que estamos no caminho correto”, ressaltou. “São investimentos importantes para logística e investimentos importantes para vários pais de família que vão ser empregados agora, a partir do momento em que essa jornada começar a tomar corpo”, acrescentou. Com os novos contratos, a expectativa do Governo é ampliar ainda mais a movimentação de granéis sólidos e líquidos.

Segundo a pasta, em dois anos, o Governo Federal assinou 78 contratos de adesão com empresas, que representam R$ 6 bilhões em investimentos no modal.

Terminais

Os terminais Cargill e Louis Dreyfus ficam na rota de escoamento de exportação de granéis agrícolas pelo Arco Norte e são responsáveis pela movimentação de granéis sólidos, principalmente vegetais.

Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de janeiro a agosto do ano passado, cerca de 34% da soja vendida ao mercado externo foi embarcada pelos portos do Arco Norte.

Os outros dois terminais, Petróleo Sabbá e ABI, têm como áreas de influência as cidades de Itaituba e Santarém. Nos locais, serão movimentados granéis líquidos combustíveis, que se destinam ao armazenamento, distribuição e ao abastecimento regional de combustíveis.

Veja também

Bolsas da Ásia fecham majoritariamente em alta, após ganhos em Wall Street por PCE nos EUA

As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente com valorização firme nesta segunda-feira (23) após os ganhos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!