A deputada estadual Talita Oliveira (PSL) foi nomeada ouvidora parlamentar da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O ato de nomeação assinado pelo presidente do Legislativo, deputado Adolfo Menezes (PSD), foi publicado no Diário Oficial da Casa na sexta-feira (5), após a legisladora ser indicada pela bancada da minoria, liderada pelo deputado Sandro Régis (DEM).
Talita comandará a Ouvidoria Parlamentar por dois anos, tempo de duração do mandato do posto criado em 2005. Entre as competências do cargo, estão receber e examinar manifestações dos cidadãos sobre o Legislativo. O órgão deve propor medidas para sanar ilegalidades ou abusos constatados. Quando for o caso, a ouvidora deverá apresentar à Mesa Diretora a abertura de sindicância ou inquérito destinado a apurar irregularidades administrativas e também as medidas necessárias à regularização dos trabalhos administrativos e legislativos.
Trajetória
Gestora pública e empresária, Talita Santos de Oliveira é natural de Brasília, Distrito Federal. Está em seu primeiro mandato na ALBA e já ocupou o cargo de 3ª secretária da Mesa Diretora. Integrou as seguintes comissões: Especial da Promoção da Igualdade; Direitos da Mulher; e Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público.